sábado, 4 de setembro de 2010

Gato - Mundo animal "Curiosidades"

       -










-O gato sonha?

O gato, tal como outros animais, sonha.












-O gato espirra? 

O gato, tal como os humanos espirra.



-O gato ri?

O riso não é uma característica dos gatos.



-O gato vê a preto e branco?

Não. O gato é capaz de distinguir algumas cores.






Corte de unhas :
-Deverá fazer uma pequena pressão nos dedos para que apareçam; depois de exteriorizar a unha, verá facilmente até onde pode cortar (apenas a porção translúcida) e só então deverá fazê-lo, utilizando um instrumento adequado para o efeito ou mesmo um simples corta-unhas.



Cuidados dentários:
-O gato tem duas dentições, a dentição de leite composta por 26 dentes (14 no maxilar superior e 12 no maxilar inferior), e a dentição adulta composta por 30 dentes (16 no maxilar superior e 14 no maxilar inferior).
-Deverá assim habituar o seu gato a deixar escovar os dentes; para isso, logo em pequeno, limpe-lhe os dentes com uma pedaço de algodão ou de gaze e introduza progressivamente a utilização de uma escova de dentes apropriada para gatos ou, na sua falta, de uma escova macia para crianças.


Limpeza dos olhos:
-Limpe regularmente os olhos do seu gato.
Em alguns gatos o canal lacrimal fica transformando num resíduo acastanhado, junto ao focinho.
Poderá resolver este problema com um pedaço de algodão seco ou embebido em água tépida.



Limpeza dos ouvidos:
-Deverá também cuidar regularmente da limpeza dos ouvidos do seu gato, utilizando para o efeito uma cotonete ou uma mecha de algodão, secos ou embebidos em soro fisiológico, ou produtos específicos, e tendo o cuidado de limpar apenas a região visível:
 


Banhos:
- Habitue-o desde cedo..
"Utilize água morna, pelo menos à temperatura corporal, e um champô adequado para gatos (anti-parasitário ou apenas de beleza) ou, não sendo possível, um champô para bebés. Tenha o cuidado de manter a cabeça do gato fora de água e de não deixar escorrer água ou champô para os olhos ou para dentro dos ouvidos.


Tenha a água já dentro da banheira ou do alguidar quando ali colocar o gato, para que ele não se assuste com o barulho das torneiras; evite também jactos de água fortes. Será preferível cuidar dos olhos em separado, limpando-os com um pedaço de algodão ou com uma toalha embebida em água.
Durante o banho poderá também tapar os ouvidos com algodão para evitar problemas. Depois do banho seque o gato com uma toalha; escove então o pelo e, caso o animal esteja habituado poderá utilizar um secador de cabelo comum, não muito forte, nem na temperatura máxima.
Se o seu gato tem uma verdadeira aversão à água, se assegura a realização da sua higiene diária e se está sempre em casa, poderá resolver o problema com uma limpeza periódica utilizando uma toalha húmida e quente."



Pelagem:
-Habitue o seu animal a deixar-se escovar, de preferência desde jovem. Conseguirá desta forma manter a pelagem com um aspecto limpo e cuidado e contribuirá para evitar os problemas referidos.
Além disso, a escovagem do gato também ajudará a revelar a presença de parasitas (p. ex. pulgas) e a eliminá-los mais facilmente.
Poderá considerar que os gatos de pelo comprido necessitam ser escovados diariamente, enquanto para os de pelo curto, normalmente é suficiente fazê-lo duas vezes por semana.



Cuidados de higiene com o seu gato:
Os gatos aprendem facilmente a utilizar o caixote. Bastará que observe o animal atentamente, em especial quando ele acordar e depois das refeições, e quando lhe parecer que irá defecar ou urinar deverá colocá-lo no caixote. Em pouco tempo ele irá ao caixote sozinho. Muitas vezes, os gatinhos aprendem a utilizar o caixote apenas observando a mãe.

Fotos: Luis Prósperi
Informação: (Tirada de algumas páginas, mas resumido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário